Na noite deste último sábado (10), uma cena muito loka ocorreu no Complexo Penitenciário de Viana, onde um preso conseguiu colocar dois policiais penais em apuros durante um atendimento médico. O detento, identificado como Romário Nogueira dos Santos, alegou estar fraco e vomitando sangue, o que o levou a ser transportado para a Unidade de Saúde do Sistema Prisional (USSP), localizado em Viana.
O detento cumpre pena na Penitenciária Estadual de Vila Velha (PEVV V), e por volta das 21 horas, foi atendido pelos agentes e encaminhado para a unidade de saúde de Viana.
Chegando à unidade em estado aparentemente crítico, Romário foi colocado em uma maca e, a pedido da equipe médica, permaneceu sem algemas para receber tratamento intravenoso(Medicação na veia). No entanto, durante a movimentação da maca para uma cadeira de rodas, ele se levantou e, utilizando um golpe conhecido como ‘mata-leão’, acabou atacando um dos policiais.
Momentos de tensão
De acordo com o boletim de ocorrência, Romário conseguiu desarmar o policial e disparou a arma para o alto dentro da unidade de saúde. Com a arma apontada para a cabeça do primeiro policial, ele forçou um segundo agente a entregar sua arma também. Com os dois policiais como reféns, Romário tentou escapar pela portaria principal do complexo, conseguindo caminhar por cerca de 500 metros antes de se deparar com uma viatura da Diretoria de Escolta e Recaptura Policial (DERP).
Clima frenético
Tentando alcançar uma área de mata nas proximidades, Romário se envolveu em negociações para a liberação dos reféns. Diante do perigo, um dos policiais reféns reagiu, na tentativa de se livrar da situação. Neste momento, Romário foi atingido na perna por um disparo da equipe da DERP. Ele caiu e foi rapidamente detido, em seguida, um torniquete foi aplicado na perna do detento, e o SAMU foi acionado. De acordo com a orientação médica, esse procedimento foi crucial para preservar a vida do preso, que foi encaminhado ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), onde passou por cirurgia. Devido à gravidade dos ferimentos, ele não foi conduzido à delegacia.
Vagabundo bicho solto
Romário Nogueira dos Santos é considerado um criminoso perigoso, com um histórico de fugas e uma longa condenação por latrocínio, que é o roubo seguido de morte. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi acionada pela imprensa e, assim que fornecer uma declaração, a matéria será atualizada com mais informações sobre o incidente e as medidas que estão sendo tomadas.