A Prefeitura de Vila Velha deu início, na primeira semana de abril, à implantação de uma nova rede de drenagem entre os bairros Brisamar e Santos Dumont. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Obras e prevê a instalação de uma tubulação de concreto com 130 metros de extensão e 600 milímetros de diâmetro.
A intervenção acontece na rua Gentil Mares Guia e tem como principal objetivo reduzir os alagamentos frequentes nas proximidades do supermercado BH (antigo OK), onde o acúmulo de água durante chuvas intensas tem causado transtornos à população.
Atualmente, toda a drenagem da região da Vitória Régia escoa pela rua Rubens Ramalho, o que gera sobrecarga no sistema e impede o escoamento eficiente. Com a nova estrutura, será criada uma segunda linha de drenagem, que conduzirá a água da chuva até a galeria da rua Jairo de Mattos, por uma tubulação independente.
“Essa intervenção garante um novo caminho para a água da chuva. A partir das bocas de lobo e caixas coletoras, a água entra na rede de drenagem, passa pelas galerias, segue até os canais e, depois, é conduzida até a maré, que recebe o volume final das águas pluviais coletadas pela rede”.
Explicou a secretária municipal de Obras, Menara Cavalcante.
Com previsão de conclusão até o fim de abril, a obra faz parte do plano municipal de ampliação da infraestrutura de drenagem urbana. Segundo Menara, o trabalho é contínuo e estratégico: “Sempre que chove, as equipes de manutenção percorrem as vias identificando os pontos de retenção, e as obras são planejadas e incluídas na programação dos serviços.”
A expectativa é de que, com a duplicação da rede de drenagem, a região passe a ter um sistema mais eficiente, diminuindo significativamente os impactos causados pelas chuvas.